quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Atividades2.6 Planejamento de Uma Com Hipertexto ou Internidade

NOME DA ESCOLA: ESCOLA EST. MAL HUM DE ALENCAR C. BRANCO
DISCIPLINA: CIENCIAS
PUBLICO ALVO: 6º ANO TURNO: MATUTINO
ALUNAS: GILVANIA MENDES DA SILVA COELHO, LUCIMAR GALDINO ALVES, NOEMIA REGIA ALVES DE SALES  ERIDAN BARBOSA DA SILVA
SUPERVISORA DO CURSO: DEUZIRAM DE SOUSA BARRO SILVA
DATA: 02/10/2012
MODALIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL

I – EIXO NORTEADOR:

• Vida e Ambiente

II – COMPETÊNCIAS:

 • Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção a vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta;

• Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente;


III – HABILIDADE:

Compreender o ciclo da água e sua importância para a manutenção da vida.
• Conhecer a composição do ar.
• Caracterizar as camadas da atmosfera.
 • Identificar as camadas da atmosfera de acordo com suas funções.
• Explicar a movimentação do ar relacionado com o clima.
• Identificar as principais doenças causadas pelo ar contaminado.

IV – CONTEÚDOS:
• Projeto interdisciplinar: a Chuva.
• O ar: composição, poluição.
• Doenças transmitidas pelo ar.
• O Efeito Estufa.




V– METODOLOGIA:

• Teorização do conteúdo (leitura de textos argumentativos);
• Leitura do texto (compartilhada sobre O ar:composição, poluição);
• Após a leitura enfatizar a importância do saber adquirido;

VI – RECURSOS:

• Livros didáticos adquiridos pelo governo.
• Internet.
• Filmes que retrate sobre o ar e as camadas da atmosfera.
• Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
(Informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola.
• Cartolina.
• Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
Cartazes.
• Sucata ou outros materiais que possam ser usados para apresentação da
Pesquisa.
• Televisão e aparelho de DVD.

VII – AVALIAÇÃO:

• Auto-avaliação
• Pesquisas
• Resolução de exercícios
• Trabalho extraclasse
• Avaliações escritas
 VIII – BIBLIOGRAFIA:
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano.  2ª Edição. 5ª série. São Paulo. Moderna 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário