quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deus não olha pra você?

Você tem sentido que Deus não olha pra você? Que Deus não ouve suas orações? Que Deus não te dá nada? PRESTE ATENÇÃO: Você enxerga, anda, fala, ouve, respira. Você tem agua e comida quando quiser. Você tem casa para morar, cama para dormir. Você tem cobertor e blusa para se esquentar no frio. Você tem um chuveiro quentinho para tomar banho. Você tem liberdade de ir e vir. Você tem pessoas que te amam. Agora volto a perguntar: Deus não olha pra você? Deus não ouve suas orações? Deus não te dá nada? Louve a Deus neste momento. www.projetomissionariosemacao.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Saber ser feliz"

É preciso não pensar na idade mas vive-la; Saber ser feliz é preciso antes de tudo encontrar a paciência suprir a necessidade da mente em busca do dia-a-dia na consciência de entender que um dia você pode lutar para vencer mesmo que antes já tivesse sido derrotado mas sem nunca perder as esperanças. Porque o comodismo é a injustiça da liberdade que provoca o transtorno do pecado e o desamor a condição de caminhar pela paz. E a vida é todo espaço de tempo que temos para pensar no momento em que estamos consciente do que fazemos em benefício do amanhã.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"SÓ DEPENDE DE MIM"

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim. "Charles Chaplin"

"BOM DIA"

"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir." Cora Coralina

terça-feira, 6 de novembro de 2012

4.3 Atividade "Analisando o panorama do uso das mídias nas escolas."

Ao ler o texto de Silvio Costa Pereira, é possível perceber que as tecnologiasde informações e comunicações causou uma forte revolução na sociedade brasileira e no modo de vida de muitas pessoas. No entanto, o autor relata a necessidade decursos de formação para professores, para que os mesmos possam estimular e promover o uso das mídias, uma vez que uma grande maioria das escolas brasileiras já está equipada com os recursos tecnológicos existente
. E acompanhando o mundo das tecnologias, percebemos que o seu uso tem sido muito difundido entre todas as pessoas e especialmente entre os jovens. Estes, porém, parecem que nascem com a tecnologia "nas veias", pois sem medo de ousar e testar coloca a prova o amplo campo da tecnologia. Este mundo tecnológico vem invadindo as escolas, mas, porém não encontramos ou nos sentimos preparados para enfrentar essa tecnologia e os "alunos tecnológicos".
Percebo muitas mídias nas salas de aulas, mas como meio para expor o que está sendo feito e muitas vezes, sem a escolha do aluno por essa ou aquela tecnologia. O uso da mídia na escola ta longe de ser o ideal, pois muito se "teme" ainda sobre as tecnologias.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

4.2 Atividade "Repositórios educacionais de material multimidia."

Ao fazer uma grande viagem no site, “portal do professor, TV escola e porta curta”, percebi que há uma grande variedade de vídeos educacionais interessantes e riquíssimos. Os dois primeiros, apesar de oferecerem vários recursos audiovisuais, apresentam um maior grau de dificuldade para acessá-los. Enquanto que o site porta curta, nos oferece maior acessibilidade aos vídeos.

4.1 Atividade "Conhecendo objetos multímidia."

Os vídeos, são interessantes e maravilhosos, nos mostram formas e possibilidades de trabalhos belíssimos através da junção de recursos tecnológicos e muita criatividade. De modo geral, em todos foram usados recursos multimídia, um apresenta um trabalho completamente digital, mostrando várias formas de fazer arte, misturando movimento, cores, sons, imagens, através de recursos multimídia (quadros de Takagi); no outro, foi feito um trabalho com o uso de objetos bem diferentes de forma curiosa que se fossem trabalhados isoladamente, não causariam o mesmo efeito, mas através da multimídia, torna-se cômico e artístico, e muito criativo, por mais que pareça simples, creio que o tenha dado muito trabalho para fazê-lo. No terceiro vídeo, nos foi apresentado um trabalho musical muito importante no qual os recursos utilizados foram o próprio aprendiz e a compreensão de ritmo através da marcação dos passos. Em minha opinião este trabalho é fascinante.

3.5 Atividade Conceito de Currículo e o processo de Integração de tecnologias ao Currículos

O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um curso. Hoje se tem evidência de que as tecnologias, especialmente as digitais, com as potencialidades de registro, buscam e atualização constante vem trazendo suas contribuições para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino integradas a um projeto curricular com intencionalidade pedagógica. Algumas das contribuições que as tecnologias apresentam são: comunicação multidirecional, representação e produção colaborativa de conhecimento, metodologias que levam em conta o interesse e as preferências dos alunos. Para desenvolver projetos no âmbito do currículo, primeiro o projeto tem que ter o foco na direção do aluno, oportunizando o mesmo a participar dos temas; fortalecer a sua autonomia, o comprometimento e as responsabilidades compartilhadas; valorizando diferentes habilidades.

3.4 Atividade Desenvolovimento de Projeto em Sala de Aula com Integração das Tecnologias ao Currículo

3.3 Atividade "Projetos de Trabalhos em Sala de Aula com a Integração de Tecnologias ao Curriculo."

Estada: Tocantins       Município: Colméia                   
Escola: Estadual Marechal Humberto Alencar Castelo Branco
Professoras:Gilvania Mendes da silva, Noemia Regia, Lucimar Galdino e Eridan Costa.
Data: 29 de outubro de 2012              Série: 2º Ano              
    
                Plano de aula com uso do Laptop      
Acolhida
Oração espontania
Curtindo a leitura
 História de Lalá, leitura coletiva feita no laptop.
Habilidades de português
Completar palavras com base em desenho e sílaba final.
Conteúdo
Escrita de palavras com base em gravuras.
Situação didática de Português  
Utilizando o laptop, os alunos iram no editor de texto responder uma atividade que foi salva pela professora: completar palavras com as sílabas faltantes e digitar novamente a palavra em estudo, em seguida fazer a leitura individual.
Habilidade de matemática
Ler, contar e representar números até 50.
Resolver situação problemas que envolva adição e subtração.
Conteúdo
Sistema de numeração decimal;
Resolução de situações problemas com estratégias próprias.
Situação didática
 Os alunos iram no editor de texto, digitar, ler e contar os números até 50, em seguida fazer a resolução de situações problemas, com o auxilio da explicação da professora

Habilidade de educação física
Conhecer o sentido de regras simples nos jogos.
Conteúdo
Jogos cooperativos.
Situação didática
No laptop os alunos iram no botão iniciar jogos e escolher um jogo que se identifique e explore a vontade.

Revisão do dia
O aluno vai falar da sua experiência com o uso do laptop em sala de aula.
Para casa
No laptop, os alunos iram entrar no editor de texto e digitar uma frase agradecendo o presente e como ele vai ser utilizado em suas mãos.   

3.2 Atividade Contextualizando a Mudança

Foi realizada uma aula chamativa e diferenciada, onde foi utilizado os net book os alunos ficaram curiosos e maravilhados  é gratificante  quando  estamos a frente de algo que chama a  atenção deles. Por isso quase todos as aula são  trabalhadas com a utilização das tecnologias existentes na unidade de ensino  A aula foi enriquecedora e de grande importância para todos os alunos.

3.1- – Explorando o Software HAGAQUÊ

O HagáQuê é um software educativo destinado primariamente a ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Ele é um editor de histórias em quadrinhos que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos (HQ), como cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador.

3.1 Atividade Contextualizando a Mudança

Procuro sempre ouvir e respeitar a individualidade de cada um, pois nós temos nossos conhecimentos prévios, os quais podem ser compartilhados em sala. Além disso, busco ampliar esses conhecimentos sempre com questionamentos para que os mesmo busquem resposta e soluções. Além das discussões em sala a respeito de determinados assuntos, sempre que possível, busco enfatizar a importância da tecnologia  e meios de comunicações para a ampliação dos conhecimentos aplicados, já que hoje ela faz parte do cotidiano das pessoas. Muitas vezes peço para eles pesquisarem determinados assuntos para debatermos na aula seguinte, outras vezes direciono que página  e que programa eles devem acessar a fim de debater algo mais pontual e outras vezes busco as redes sociais para a troca de informações. Dessa forma permito que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem também para obter informações importantes sobre os assuntos abordados

3.1 Atividades Contextualizando a Mudança

Desenvolvo com meus alunos uma pratica dialógica onde discutimos os assuntos a serem aprendidos isso se torna necessário para que eles posam ser autores da construção de seu próprio conhecimento. Para que eles se sintam prazerosos no exercício de suas atividades, ouço suas colocações com atenção procurando auxiliá-los no direcionamento dos trabalhos fazendo questionamentos, levantando dúvidas e mostrando possibilidades a busca de possíveis soluções Também instiga para despertar sua curiosidade pra que eles busquem saber mais sobre determinados temas que estão sendo pesquisados.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Atividade 2.11 Wikípédia e Wickicionário

Wikipédia - é uma enciclopédia on-line e, como um meio para esse fim, é também uma comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo. Por isso, há certas coisas que a Wikipédia não é e que não deverá ser, e cada uma delas pode ser visitadas e editadas por qualquer pessoa. É também conhecido como uma enciclopédia multilíngüe online livre colaborativo, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns. É também uma comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo. Por isso, há certas coisas que a Wikipédia não é e que não deverá ser.
Wikicionario - é um projeto da web (um almágamo de palavras) sendo esse projeto gêmeo da Wikipédia é multilíngüe com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdos livre disponível em mais de 172 línguas diferentes. O wikicionario é executado pela Wikimedia Foundation, essa forma fornece definições e traduções de palavras de divrersas línguas e algumas edições oferecem informações adicionais tipicamente encontradas em tesouros e léxicos (tesauros- dicionários de idéias afins... mostrar a diferenças de palavras). (léxicos- são grupos de palavras que se refere aos vocabulários de uma língua e os vocábulos que estão dispostos em ordem alfabética.)

Atividade 2.8 Registro Digital da Experiência

Atividades2.6 Planejamento de Uma Com Hipertexto ou Internidade

NOME DA ESCOLA: ESCOLA EST. MAL HUM DE ALENCAR C. BRANCO
DISCIPLINA: CIENCIAS
PUBLICO ALVO: 6º ANO TURNO: MATUTINO
ALUNAS: GILVANIA MENDES DA SILVA COELHO, LUCIMAR GALDINO ALVES, NOEMIA REGIA ALVES DE SALES  ERIDAN BARBOSA DA SILVA
SUPERVISORA DO CURSO: DEUZIRAM DE SOUSA BARRO SILVA
DATA: 02/10/2012
MODALIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL

I – EIXO NORTEADOR:

• Vida e Ambiente

II – COMPETÊNCIAS:

 • Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção a vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta;

• Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente;


III – HABILIDADE:

Compreender o ciclo da água e sua importância para a manutenção da vida.
• Conhecer a composição do ar.
• Caracterizar as camadas da atmosfera.
 • Identificar as camadas da atmosfera de acordo com suas funções.
• Explicar a movimentação do ar relacionado com o clima.
• Identificar as principais doenças causadas pelo ar contaminado.

IV – CONTEÚDOS:
• Projeto interdisciplinar: a Chuva.
• O ar: composição, poluição.
• Doenças transmitidas pelo ar.
• O Efeito Estufa.




V– METODOLOGIA:

• Teorização do conteúdo (leitura de textos argumentativos);
• Leitura do texto (compartilhada sobre O ar:composição, poluição);
• Após a leitura enfatizar a importância do saber adquirido;

VI – RECURSOS:

• Livros didáticos adquiridos pelo governo.
• Internet.
• Filmes que retrate sobre o ar e as camadas da atmosfera.
• Materiais de referência sobre Mudanças Climáticas (revistas, jornais,
(Informações de sites na Internet, livros) disponíveis na própria escola.
• Cartolina.
• Canetinhas, giz de cera, cola e outros materiais para montagem de
Cartazes.
• Sucata ou outros materiais que possam ser usados para apresentação da
Pesquisa.
• Televisão e aparelho de DVD.

VII – AVALIAÇÃO:

• Auto-avaliação
• Pesquisas
• Resolução de exercícios
• Trabalho extraclasse
• Avaliações escritas
 VIII – BIBLIOGRAFIA:
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano.  2ª Edição. 5ª série. São Paulo. Moderna 2007.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

2.4 Atividade Conceituando Hipertexto Coletivamente

Hipertexto é um texto no formato digital onde podemos encontrar vários recursos complementar através dos links, ferramenta essa que contribui para facilitar o trabalho do professor no processo aprendizagem dos alunos em sala de aula e em seus planejamentos, sabe que tudo isso se torna em diferentes níveis de informações O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de que possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor.

Atividade 2.3 Conceituando Hipertexto Individualmente

Hipertexto é um texto no formato digital onde podemos encontrar vários recursos complementar através dos links, ferramenta essa que contribui para facilitar o trabalho do professor no processo aprendizagem dos alunos em sala de aula e em seus planejamentos, sabe que tudo isso se torna em diferentes níveis de informações O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de que possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor.

2.2 Navegando em Busca do Conceito de Hipertexto

Observando a tecnologia ao contexto escolar, partindo do professor para o aluno, vejo claramente que a mesma querendo ou não dificultou o manejo do docente dentro da sala de aula, considerando que os mesmos estavam adaptados a um método de ensino tradicional, muito ligado ao quadro e o giz, chegando então a tecnologia, numa grande explosão, contagiando nosso alunato e modificando assim do dia para a noite o cotidiano dos professores. Como tudo que é novo assusta e necessita de um tempo para a adaptação, acredito na quebra dos tabus e na possibilidade de uma adequação não só dos professores, mais de todas as pessoas mais velhas ao mundo tecnológico, até porque entendemos que essa explosão não vai passar. E essa tecnologia nos trás a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento e compartilhar com todos ao nosso redor.

Atividade2.1 Navegação em Hipertexto

A navegação pelo portal do professor foi produtiva, nos causou boa impressão já que novas portas se abriram para melhorar o nosso trabalho. A nossa percepção foi a mesma pois, tínhamos os mesmos objetivos. Além do mais, não foi difícil, já que durante a navegação não nos perdemos, tivemos facilidade na caminhada. Sem dúvida, tivemos ganhos, relevantes ao conhecer novos links como jornal do professor, novas tecnologias na educação. Espaço da aula entre outros.

Atividade1.4 Pesquisa na Escola

Mapa Conceitual

Tecnologias na minha escola

Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos estudantes.
TecnologiaNúmero de docentes que fazem uso da tecnologiaPostura estudanteComentarios
Leitor/receptorAutor
Textos impressos4passivo  
Textos digitais4               passivo  
Hipertextos1              passivo  
Apresentações multimídia4              passivo  
Páginas Web0   
Blogs0   
Fotologs0   
Wikis0   
Imagem0   
Video0   
Audio0   
Animação0   
Mapas conceituais0   
Jogos0   
Simulações0   
(Outras...)    
     
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a interação.
TecnologiaNúmero de docentes que fazem uso da tecnologiaPostura estudanteComentarios
Leitor/receptorAutor
Correspondência impressa0   
Correspondência eletrônica (e-mail)4passivo e ativo  
Fórum0   
Bate-papo1passivo e ativo  
Audioconferência0   
Videoconferência0   
(Outras...)0   

Quem sou como professor e aprendiz?

Ser professor é uma tarefa gratificante, porém muito árdua. Temos que ser: pesquisadores, proativos, dedicados e muito criativos, por que as mudanças nas tecnologias estão ai parar serem usadas e exploradas tanto em sala de aula como na vida diária. Sem contar que temos que ser influência positiva para nossos alunos e sociedade em geral.
Neste contexto, como professora procuro acompanhar as evoluções e adaptar a elas e ser o mais reflexivo possível.

Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla

      Sabemos que estamos vivendo a era da tecnologia avançada, o mundo se encontra em constantes mudanças e com ela surgem as grandes dificuldades principalmente por vivermos em uma sociedade desigual.
      No entanto o aprender exige o querer de uma sociedade cada vez mais exigente tanto no aspecto pessoal, cultural e econômico  do cidadão,ou seja da perspectiva cognitiva ou social.
      Portanto se acreditarmos que a grande transformação estar nas mudanças das aprendizagens por que não acreditarmos que tudo isso é possível, hoje qualquer pessoa alfabetizada pode criar seu email e acessar outras pessoas.
      Graças a essas novas tecnologias o trabalho do professor se tornou mais prazeroso, tendo em vista que a escola tem proporcionado momentos de aprendizado permitido uma assimilação critica da informação digital.
      É preciso para que se formem cidadãos para uma sociedade aberta e democrática é necessário que se aprenda a conviver com a diversidade e perspectiva do ponto de vista relativo às teorias apresentadas.
      No entanto não se ensina mais uma educação pronta e acabada mais que proporcione aos alunos o conhecer e pensar isto não significa chegar a verdade absoluta mais sim dialogar a incerteza.